Acrelândia

A primeira cidade planejada do Estado do Acre (Foto; Glauco Capper)
Acrelândia é considerada também como a “Princesinha do Acre”. Ela foi a primeira cidade planejada do estado e, conta hoje, com pouco mais de 12 mil habitantes. A pacata cidade reserva belas paisagens, uma hospitalidade ímpar e muitas riquezas culturais.

Muito conhecida por sua produção pecuária, hoje principal atividade exercida na região, Acrelândia teve seu momento bom na exploração madeireira, quase extinta por falta de projetos dos grandes empresários. Morador da região, André nos contou que nos finais de semana a cidade parava, “era grande o fluxo de pessoas aqui”. Hoje o que movimenta a cidade são os grandes eventos agropecuários que acontecem geralmente em junho e julho.

Com a grande migração de sulistas, foi como se deu a formação populacional da Princesinha do Acre, é quase impossível não ver pessoas portando olhos verdes, senão, azuis.
Lá, toda boa festa sempre começa e termina em churrasco, é com uma inconfundível alegria e comemoração dos acrelandenses. Durante uma festa de casamento que participei, as brincadeiras e a intimidade do povo conquista e cativa.

Paróquia Rainha da Paz (Foto: Glauco Capper)

A cidade conta com obras portentosas como a paróquia Rainha da Paz e a imensa Assembleia de Deus; a curiosa câmara dos vereadores, entre outras. O mais interessante de tudo, tirando os buracos claro, são as ruas largas. Tive até o privilégio de parar o carro no meio da rua, e ninguém me xingou ou buzinou ou esculhambou...

Igreja Assembleia de Deus (Foto: Glauco Capper)


Maravilha de cidade essa Princesinha viu... Vou até voltar e passar mais tempo, conhecer mais histórias e estórias que pelo visto, há muitas! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário